Blog

Identificar a causa do problema é a maneira mais eficaz de evitar danos mais graves

Quem já sofreu com infiltrações conhece bem o transtorno. Manchas e bolhas na parede, tinta descascando, revestimento se soltando são sintomas muito claros desse problema. Muito além da estética, as infiltrações podem estragar os móveis, comprometer a estrutura da construção e até afetar a saúde dos moradores. 

Para cuidar de uma infiltração, é preciso agir rapidamente. Afinal, o dano pode se espalhar e tornar o conserto muito mais caro. Por isso, elaboramos uma lista com dicas fundamentais para combater esse problema. Confira:

1. Identifique as causas da infiltração na parede

Não se deixe enganar por soluções milagrosas oferecidas pelo mercado. Tentar mascarar os sintomas, muitas vezes, só vai esconder o problema ao invés de resolvê-lo. É preciso identificar o que está causando essa infiltração. Felizmente, essa é a parte fácil, pois o diagnóstico é, geralmente, muito simples. Entre os motivos mais comuns, podemos destacar:

  • Problemas com a calha e direcionamento da água das chuvas;
  • Problemas no sistema de drenagem;
  • Rachaduras nas paredes;
  • Defeitos no encanamento;
  • Caimento inadequado do telhado;
  • Falha na impermeabilização de telhado, fundação, lajes etc.;
  • Falta de ventilação na casa;
  • Erros na drenagem do ar-condicionado.

2. Corrija o problema detectado

Depois de identificar a causa, é necessário realizar a correção. Se o problema for proveniente das calhas, é possível realizar a limpeza e manutenção do sistema de escoamento. Se for um problema de encanamento, busque a ajuda de um encanador o mais rápido possível!

3. Realize o processo de impermeabilização

A impermeabilização é a solução mais comum utilizada após tratar o problema. Dependendo da área infiltrada, o processo pode ser diferente e os produtos utilizados também.

  • Infiltração no teto ou parede: nesse caso, é preciso impermeabilizar a área externa;
  • Infiltração em que a umidade vem do chão: a área deve ser impermeabilizada após quebrar o piso e tirar o reboco;
  • Infiltração originada na propriedade do vizinho: essa situação é mais complicada, pois ele também precisará realizar reformas e impermeabilizar a área de contato.

Também é importante escolher revestimentos de fabricantes confiáveis, pois a qualidade é fundamental para garantir uma impermeabilização impecável. Alguns produtos são mais eficientes para evitar rachaduras e se adaptam melhor a mudanças de temperatura, por exemplo.

4. Restaure a área infiltrada

Depois de todo esse processo é hora de restaurar a área danificada, dessa vez de maneira segura. Nas paredes, é preciso descascar todo o revestimento e refazê-lo, sem se esquecer de aplicar os produtos impermeabilizantes misturados à massa.

Se a infiltração for no telhado ou no forro, pode ser necessária a substituição dos materiais na área comprometida.

5. Continue a manutenção

Parabéns! Você se livrou de uma infiltração. Mas não baixe sua guarda, esse é um risco constante em todo imóvel. Novas rachaduras podem surgir em calhas ou na laje, e até mesmo uma instalação de um produto qualquer pode causar um furo no encanamento.

Portanto, é preciso realizar manutenções periódicas para identificar essas situações e corrigi-las antes que provoquem danos à construção. Compartilhe esse artigo e ajude outras pessoas a se proteger das infiltrações!

Deixe uma resposta