Blog

Saiba como proteger seu telhado contra as principais adversidades

 

O telhado é uma das partes mais importantes de qualquer construção. Tanto é, que mesmo a menor falha em seu projeto pode acarretar enormes transtornos para toda a edificação. Infiltrações, entupimento das calhas ou condutores, envelhecimento das telhas e danos causados pela ação do vento são alguns dos problemas mais comuns.

Infelizmente, muitas obras sofrem com essas questões, principalmente devido a falta de preparação de muitos profissionais. Portanto, na hora de tirar seu projeto do papel, é sempre bom contar com alguém de confiança e com experiência no mercado.

Entretanto, mesmo tomando medidas preventivas e contratando alguém de confiança, é preciso compreender quais os principais riscos para os telhados. Isso ajuda tanto a se preparar, quanto para corrigir eventuais falhas que ocorram. Confira:

Ação do vento

Para entender os males que o vento pode causar ao telhado, é preciso entender os efeitos físicos que ele exerce sobre os diferentes tipos de telhas. Ao passar sobre a edificação, o vento exerce duas forças, uma para baixo e outra para cima. A força que empurra o telhado na direção do solo costuma causar danos em telhas grandes, como as metálicas de perfil trapezoidal, que podem entortar ou afundar. Já a força para cima, denominada sucção, muitas vezes é desconsiderada ou esquecida, mas pode arrancar as telhas menores e mais leves.

Caso a construção utilize telhas mais leves, o ideal é fixar todos os componentes do telhado, incluindo as calhas, para evitar riscos. A localização da edificação também é um fator que interfere na força dos ventos. Morros ou prédios altos na vizinhança canalizam o vento, o que aumenta significativamente a pressão exercida não só sobre os telhados, mas sobre toda a construção.

Transbordamentos

Aqui a culpa é, principalmente, do dimensionamento errado das calhas. Se a calha ou condutor for muito pequeno, é possível que não consiga dar vazão ao grande volume de água, causando transbordamento.

Outra situação comum ocorre em telhados que foram projetados e executados corretamente, mas que, por alterações na vizinhança, começam a apresentar problemas. Nesses casos, se a casa for construída na divisa do terreno e, do outro lado, for levantado um prédio alto, provavelmente terá problemas. Afinal, a combinação de chuva e vento faz com que a água escorra pelas paredes do novo empreendimento e caia na calha do imóvel mais antigo. Isso fará com que o volume de água sobre o telhado aumente e fique acima do que foi calculado inicialmente, causando o transbordamento.

Infiltrações

A água de chuva pode infiltrar-se – entre outras possibilidades – por frestas entre uma telha e outra, entre telha e a cumeeira e entre telhas e calhas. Por isso, é muito importante certificar-se de que a vedação seja realizada com responsabilidade. O antigo ditado “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, não mente. Qualquer espaço, por menor que seja, está sujeito às penetrações.

Além disso, se o telhado tiver pouca declividade a chuva cria pequenas poças sobre a cobertura e o vento é capaz de espalhar a água, que acaba entrando pelo encaixe das telhas ou transbordando por cima do ressalto.

Entupimento de calhas ou condutores

Quanto mais água houver no telhado, maior a possibilidade de acúmulo de objetos estranhos. Além disso, no caso de a sua casa estar cercada de prédios mais altos, existe a possibilidade de os vizinhos jogarem “sem querer” embalagens pela janela. O material acaba armazenado sobre os imóveis menores e entupindo as calhas.

Muitos projetos de telhados não levam em consideração a necessidade de limpeza das calhas, o que é uma falha. A higienização da cobertura é fundamental para evitar o entupimento, e deve ser realizada com frequência. Por isso, é sempre bom certificar-se de que o projeto imobiliário possui acesso facilitado ao telhado para utilização dos calheiros e profissionais de limpeza.

Viu como preservar o telhado é importante para a manutenção do edifício? Compartilhe esse artigo em suas redes sociais e ajude a informar o máximo de pessoas possível!

Deixe uma resposta

Open chat
Powered by