Blog

O novo tipo de construção é mais rápido, mais seguro e mais barato

Com a ajuda da globalização, o Steel Frame vem recebendo cada vez mais força no mercado de construção civil. Entretanto, muitas pessoas ainda não fazem a menor ideia de o que é esse tipo de construção, e de seus benefícios a curto e longo prazo.

Mas fica tranquilo! Pra não deixar você de fora da novidade, a Hidráulica Calhas fez esse artigo com tudo o que você precisa saber sobre o Steel Frame. E nada melhor do que começar pelo básico:

O que é Steel Frame?

O Steel Frame é um sistema de construção que utiliza perfis de aço galvanizado em sua composição. Estes perfis são produzidos de forma industrial e são montados de forma similar ao wood frame, aquele que vemos nos programas de TV de reforma e construção dos Estados Unidos. A diferença é que ao invés de usarmos peças em madeiras, utilizamos o aço, fazendo com que este tipo de construção seja mais resistente e sustentável do que os construídos em alvenaria.

No Brasil, esse tipo de construção ainda é pouco conhecido. Já em países como Estados Unidos, Japão, Austrália, Chile e boa parte da Europa, essa é a principal técnica utilizada.

Agora é o momento em que você pergunta: “Tá, mas qual a diferença da minha casa de alvenaria?”. Que bom que você perguntou:

Confira agora os principais benefícios do Steel Frame!

Mais rápido

As obras feitas com steel frame são finalizadas até três vezes mais rápido do que obras em alvenaria. Isso ocorre porque a estrutura metálica é produzida através de um processo industrial e, quando chega na obra, não demora para ser montada. A mágica, na verdade, acontece antes do início da obra, na etapa do planejamento.

Além disso o steel frame se beneficia de um alto nível de detalhamento dos processos de montagem, e exige uma mão de obra qualificada.

Segura contra raios

Existe um mito de que, por ser uma estrutura metálica, o steel frame oferece riscos em casos de descargas elétricas. O que pouca gente sabe, é que uma construção em steel frame é muito mais segura do que em alvenaria.

O princípio é o mesmo aplicado aos carros, que também são de aço. Ao receber uma descarga elétrica, tanto os carros quanto as construções em steel frame reproduzem um fenômeno chamado de “Gaiola de Faraday”. Entenda:

A estrutura metálica é condutora e, em contato com o raio, produz cargas elétricas opostas que criam uma barreira e distribui a eletricidade de forma homogênea, cancelando o campo elétrico externo. Simples assim! Então ao decidir por construir em Steel Frame, fique tranquilo. Os raios não serão uma preocupação para você.

Maior resistência

Nas construções em steel frame, as paredes são muito mais resistentes por conta da sua composição. Além da estrutura metálica, esses imóveis contam com placas de OSB, um material composto por tiras de madeira organizadas em camadas cruzadas, altamente resistentes e rígidas. Isso faz com que o steel frame aguente uma carga muito superior se comparadas à paredes de tijolos que são feitas de barro.

Por isso, pode ficar tranquilo e pendurar seus quadros, redes de descanso e móveis pesados sem nenhum problema.

Temperatura

Nem quente, nem fria! Casas de Steel Frame são muito mais confortáveis para se viver. Casas construídas no padrão Premium chegam a ter uma redução em seu interior de até 5ºC em períodos mais quentes e aumento de até 5ºC em períodos mais frios em relação ao ambiente externo.

Isso é possível porque as paredes, além das ligas metálicas e das placas de OSB, contam ainda com a lã de PET em seu interior. Esse material, completamente reciclável, contribui com o conforto térmico e acústico, além de ajudar na preservação do meio ambiente. Afinal, a lã de PET retira cerca de 17 garrafas PET da natureza por m² construído, e também ajuda a reduzir o consumo de energia através da climatização.

Viu como o steel frame é tudo de bom? Além disso, todas as informações sobre manutenções, reparos e detalhes sobre a estrutura da sua casa são entregues no manual do proprietário no final da obra. Tá esperando o que? Compartilha esse artigo e mostre a todos as vantagens do steel frame.

Deixe uma resposta

Open chat
Powered by