Blog

Saiba como evitar transbordamentos e infiltrações em seu imóvel

 

As infiltrações são um dos problemas que mais assombraram, e assombram, os proprietários e moradores. Elas apresentam riscos não apenas a estética do imóvel, mas também a sua estrutura. 

O pior de tudo é que as infiltrações sempre nos pegam de surpresa. Afinal, elas geralmente são resultado de ações da chuva e do vento, ou de algum defeito no encanamento.

A boa notícia é que, com o desenvolvimento tecnológico atual, temos acessórios especiais para evitar este tipo de problema em sua residência. Hoje, conheceremos um pouco mais sobre os rufos. Confira

Qual a função dos rufos?

Os rufos servem para evitar a infiltração da água, quase a mesma funcionalidade das calhas, que são mais convencionais, porém com custo benefício melhor e com mais eficácia.

Entre os principais benefícios dos rufos, podemos citar:

  • Evita umidade nos ambientes internos
  • Proteção ao reboco externo/interno
  • Evita alagamentos
  • Auxilia escorrimento de água
  • Protege pinturas e acabamentos

A real importância de utilizar rufos

Quando o assunto é dinheiro, muitas pessoas tendem a escolher as opções mais em conta. No caso dos materiais, rufos não são diferentes. Existem muitas alternativas de materiais e acessórios para proteger seu imóvel. Telhados com proteções extras, calhas com super absorção, e diversas outras opções. Entretanto, se o assunto é economia, é bom planejar seu investimento.

Em comparação com as calhas, os rufos apresentam melhoria na redução da água parada, prevenção a entupimentos, apodrecimento e mantendo a água apenas no ambiente externo, colaborando com aspectos de tinturaria e o desgaste natural.

Rufos e calhas, o combo perfeito

Com um planejamento mais robusto e preciso, você terá uma resistência maior a infiltrações. Como é o caso de revestir a cobertura com calhas e rufos trabalhando juntos. Afinal, a calha ajuda com escoamento e também o reaproveitamento da água.

A dificuldade pode ser na hora de planejar a união dos dois materiais. Geralmente as calhas tendem a ser um material de maior custo, mas valem a pena como um investimento a longo prazo.

No fim, os rufos são um componente essencial em qualquer projeto imobiliário, estejam eles acompanhados de outros acessórios, ou não. Eles não apenas protegem a estética e a estrutura do ambiente, mas também ajudam a manter a saúde dos moradores.

Gostou desse artigo? Siga-nos em nossas redes sociais e receba sempre em primeira mão as melhores dicas e as principais informações sobre o mundo da construção civil!

Deixe uma resposta

Open chat