Blog

O grande desafio de qualquer construção é conseguir unir praticidade, baixo custo e durabilidade na escolha dos materiais. O que, infelizmente, nem sempre é possível. Mas a boa notícia é que por meio da utilização do Steel Frame para o telhado e toda a estrutura, muitos já têm alcançado bons resultados.

Se você nunca ouviu falar nesse termo, não se preocupe. Apesar de já ser famoso e muito utilizado no mundo todo, o Steel Frame tem conquistado espaço em território nacional somente nos últimos anos. Suas inúmeras vantagens em comparação a outros materiais têm surpreendido o setor de construção. 

Entenda um pouco mais sobre o assunto a seguir.

 

O que é o Steel Frame?

O Steel Frame é o nome utilizado internacionalmente que, em português, significa “estrutura de aço”. Ele vem como uma alternativa de material para a construção de telhados e estruturas sem a necessidade de cimento ou de tijolos.

O Steel Frame é fabricado a partir de perfis leves de aço galvanizado, que nada mais é do que aço revestido por uma camada de zinco. Essa camada de zinco é responsável por adicionar uma proteção extra ao material, além de melhorar a sua aparência. Veja as principais vantagens obtidas pela galvanização:

  • Proteção do produto contra corrosão
  • Melhoria da condutividade
  • Auxílio na soldagem do material
  • Melhoria da aparência
  • Diminuição do atrito
  • Aumento na resistência da superfície do material
  • Aumento na resistência à temperatura
  • Aumento na vida útil do produto

Os primeiros registros sobre a aplicação do Steel Frame na obra são dos Estados Unidos, no início do século XIX. Na época, o material metálico surgiu como uma alternativa mais econômica e durável para substituir as estruturas feitas de madeira, ou Wood Frame.

 

Quais as principais vantagens do Steel Frame na obra?

Depois de entender um pouco mais sobre o que é e como é feito o Steel Frame, além de saber mais sobre os benefícios do aço galvanizado, separamos algumas das vantagens da utilização das estruturas metálicas na obra. Afinal, vale mesmo a pena? Se sim, por quê? 

 

Redução de desperdício de material

Enquanto o uso da alvenaria ou da madeira ainda depende de muitas etapas de adequação realizadas no próprio canteiro de obras, os telhados e demais estruturas em Steel Frame acontecem de forma industrializada. Ou seja, o desperdício é zero ou muito próximo disso.

Precisão no orçamento

Quem já mexeu com obras sabe que os “custos extras” fazem parte, pois, faltar um material aqui e outro ali é algo extremamente comum. Isso acontece porque tudo é feito no canteiro de obras e, nesse caso, é possível que haja quebras, erros de cálculo e por aí vai. 

Ao solicitar o orçamento de um telhado ou outro tipo de estrutura metálica, não há esse risco, pois, o susto é zero. Afinal, tudo é feito dentro da fábrica, com as medidas exatas do seu projeto, sem margem de erros.

Baixa necessidade de manutenção

Após passar pelo processo de galvanização, a vida útil do aço aumenta e, ao mesmo tempo, a necessidade de manutenção posterior diminui.

Mais facilidade de montagem e manuseio

Devido ao peso reduzido, o Steel Frame é campeão no quesito facilidade de montagem e de manuseio das peças, o que agiliza a obra.

Rapidez na conclusão na obra

Falando em agilidade, devido a todos os benefícios do Steel Frame, é possível concluir a obra até 6 vezes mais rápido em comparação a obras em que outro tipo de material é utilizado. 

Eficácia no combate à infiltração

A qualidade e resistência do aço galvanizado diminuem em quase 100% a probabilidade de mofo e infiltração no teto e também nas paredes do seu imóvel. 

 

Agora que você já sabe por que utilizar um telhado metálico é uma boa ideia e quais as vantagens que o uso do Steel Frame pode trazer, é hora de descobrir como adotar esse tipo de material para a sua obra. Para isso, entre em contato com profissionais especializados no assunto e saiba exatamente por onde começar.

Deixe uma resposta

Open chat