Blog

Uma das maiores preocupações dos nossos tempos é com relação à sustentabilidade. Saber como aproveitar os recursos naturais na melhor forma, sem desperdícios e de maneira inovadora é algo fundamental para contribuirmos com a preservação do meio ambiente e com a qualidade de vida.

 

Muitas pessoas têm se preocupado em desenvolver processos que façam melhor uso de tais recursos. Assim sendo, o sistema de captação da água da chuva para reutilizar é uma excelente iniciativa. Essa técnica oferece diversos benefícios, além da sustentabilidade, um sistema como esse, possibilita maior economia e uma solução para a interrupção do abastecimento.

 

Quer saber como construir seu equipamento de captação da água pluvial? Continue a leitura que vamos mostrar o passo a passo que você precisa seguir.

1. Dimensione seu sistema de captação

Ao optar por criar seu sistema de captação, o ponto mais importante é fazer o dimensionamento correto das calhas que serão a parte principal desse esquema. Essa é uma fase muito importante do projeto e deve ser feita com bastante atenção, pois qualquer falha poderá acarretar no mau funcionamento de todo o sistema. Por isso, é necessário fazer as medições e definir a quantidade de calhas necessárias para todo o telhado.

2. Faça a instalação das calhas

A próxima etapa deve ser a fixação dos suportes com o distanciamento apropriado, conforme o tamanho das calhas e a capacidade de água, mantendo aproximadamente 1,50 metros . Em seguida, as calhas são colocadas sobre o suporte, de modo a ficarem bem fixas para evitar que se soltem quando receberem a água da chuva. Outro detalhe interessante é não colocar esse sistema perto de árvores, para que não haja o entupimento ou excesso de sujeira na água.

3. Utilize um filtro de metal

Após a montagem de todo o sistema de calhas, é necessário se preocupar em manter a água limpa, evitando a contaminação. Então, não se deve esquecer de incluir um filtro de metal na saída. Isso vai contribuir para que folhas não caiam no reservatório e prejudiquem a qualidade da água. 

4. Prepare o local que armazenará a água

Outro item que precisa ser planejado ao fazer um sistema de captação de água da chuva para reutilizar é o local em que será colocado o reservatório. A preparação do terreno é essencial, assim, ele deve estar limpo e bem firme. Além disso, é necessário construir um suporte de tijolos ou madeira para colocar o recipiente reservatório em cima e garantir que um vasilhame para retirada da água caiba embaixo dele. Também deve ser colocada uma torneira na parte inferior desse recipiente.

5. Inicie o funcionamento do sistema

Por fim, é muito importante finalizar a montagem e testar o funcionamento do equipamento, verificando se tudo foi montado corretamente. Assim, é preciso fazer a conexão da calha ao reservatório. É preciso fazer a lavagem do reservatório para diminuir a probabilidade de contaminação da água. Em seguida seu sistema estará pronto para ser testado.

 

Um sistema de captação da água da chuva para reutilizar é uma ótima forma de você economizar, ter sua reserva de água e ainda contribuir para o meio ambiente. Invista nos melhores produtos para garantir a qualidade do seu equipamento. Acesse nosso site e conheça nossos produtos. 

 

Deixe uma resposta