Blog

Qualquer construção, seja residencial, seja comercial, necessita do que chamamos pingadeira ou rufo. Esse material é indispensável para melhor eficiência, principalmente nos dias de chuva.

 

Pensando em ajudar você a entender mais sobre esse material tão essencial para uma edificação, nós, de A Hidráulica Calhas, contaremos o que são pingadeiras e para que servem. Acompanhem com a gente!

 

O que são pingadeiras

 

As pingadeiras são peças compridas, colocadas acima de uma estrutura já construída — pode ser em alvenaria, concreto armado, blocos, dentre outros materiais.

 

Essa estrutura pode ser um telhado, uma parede, um muro, uma sacada, um beiral ou um corrimão de alvenaria.

 

Há duas formas principais de pingadeiras, uma delas recebendo outro nome no mercado da construção: rufos.  

 

  • Pingadeiras: coberturas em muros, telhados, beirais de janelas e demais, para desviar a água da chuva. Não deixa a água cair diretamente na estrutura, protegendo-a. 
  • Rufos: peças instaladas entre a parede e o telhado com o intuito de evitar infiltrações.

Para que servem as pingadeiras

 

As pingadeiras ajudam a evitar a deterioração e evitam manchas na parede. Além disso, atuam como um acabamento estético.

 

Outra vantagem das pingadeiras é que valorizam a edificação e evitam gastos com reformas. As pingadeiras também são utilizadas em projetos de maior porte, como passarelas, pontes e viadutos.

 

Apesar de terem funções bem semelhantes, os materiais dos rufos se diferenciam dos das pingadeiras convencionais. Afinal, eles funcionam basicamente como calhas de uma casa. Logo, precisam ser de matérias-primas que permitam um caminho da água mais fluido, diretamente para algum cano até o chão.

 

As pingadeiras de janelas e muros, geralmente, são feitas em pedras como mármores e granitos ou então em concreto.

 

Principais usos e aplicações

 

As pingadeiras são versáteis, ou seja, não têm somente um uso e aplicação em uma obra. Elas podem ser aplicadas principalmente em telhados, muros e janelas. No caso de muros e janelas, os modelos mais usados são as pingadeiras de pedras ou concreto.

 

É raro utilizar materiais diferentes como o zinco e o PVC nessas estruturas. Já quando se trata de telhados, esses últimos materiais citados são os mais procurados. Eles são instalados conforme as calhas convencionais, no encontro das paredes da casa com as telhas.

 

Tipos de pingadeiras

 

Mas quais seriam os tipos de pingadeiras mais conhecidos? Demos prévias dos que são requisitados hoje em dia no mercado da construção civil, mas basicamente são os feitos dos seguintes materiais: granito, mármore, zinco, PVC e concreto. Podemos recordar que há pingadeiras em cobre, entretanto são menos usuais hoje em dia. 

 

As pingadeiras para telhado são muito importantes em sua obra!

 

As pingadeiras são acabamentos que evitam que a água da chuva escorra pelas paredes, peitoris de janelas e muros de uma construção. Podem ser feitas de diversos materiais e também têm função estética. Entre em contato com A Hidráulica Calhas e faça o orçamento para a sua construção agora mesmo!

 

A Hidráulica Calhas & Coifas

Deixe uma resposta